Objectivos – 9 aspectos importantes para realizares os teus objectivos em 2017

Faz Scroll

Para a maioria das pessoas, este é o momento para avaliar como correu o ano que agora termina, celebrar as suas vitórias e conquistas, mas também definir novos e importantes objectivos para a sua vida em 2017.

Assim, criar objectivos é um passo essencial para viveres por completo o teu propósito – em vez de apenas passares os dias e meses do ano em auto-piloto sem pensar um segundo no como e porque do que estás a fazer.

Mas porque que é que a maioria dos objectivos que fazemos no início do ano ficam apenas embalados pelo entusiasmo momentâneo e muitas vezes acabam por perder a sua energia ao fim de poucos minutos?

A verdade é que enquanto o ano avança, as circunstâncias externas mudam, tal como os nossos valores, necessidades e desejos.

Se não tiveres o cuidado de alimentar os teus objectivos da forma correcta podes acordar daqui à 5 anos e sentires-te um completo estranho dentro de ti mesmo, perguntando “Como raio cheguei a este ponto?”

Assim como esta é a época propícia para redefinir os nossos planos e objectivos, vou deixa-te uma lista de 9 aspectos comuns, que a Mental Coach Susana Torres aponta como indicadores de sucesso… ou fracasso da tua vida de sonho.

A lista começa com…

1) Ausência de objectivos

Ter objectivos é o que te dá uma direcção para aquilo que queres cumprir com a tua vida.

Se definires como é uma vida de sucesso para ti, facilmente vais encontrar vários objectivos que precisas de cumprir para que ela se torne real.

São essas etapas que deves incluir no teu plano de acção, cada degrau entre o Ponto A (onde estás) e o Ponto B (onde queres chegar) é essencial para alcançar os teus objectivos.

2) Falta de ambição e entusiasmo

Devido aos desafios que a vida nos apresenta, muito dos objectivos que definimos tendem a ser “realistas” pois estes são mais fáceis de alcançar.

É claro que se nunca correste mais do que 5 quilómetros de uma só vez, não vais ganhar uma maratona no próximo ano, mas com treino e dedicação podes muito bem chegar ao final da corrida.

Um dos conselhos da Susana Torres é criar pequenas celebrações sempre que conquistas uma das etapas do teu objectivo maior.

Assim mantens a motivação para alcançar o teu objectivo.

3) Conhecimento insuficiente

Um dos pontos comuns que sempre encontro quando estudo pessoas de sucesso é que são havidas leitoras e estão sempre a aprender novas habilidades que precisam para continuar a crescer.

Assim deves investir no conhecimento e nas skills que precisas de adquirir para conquistares determinados objectivos.

Pode ajudar se estudares pessoas que já conseguiram alcançar os mesmos objectivos que desejas conquistar.

4) Falta de autodisciplina

Um dos aspectos que fazem a diferença entre uma pessoa bem-sucedida e uma pessoa comum é a capacidade de se manter focada nos seus objectivos, investindo diariamente em passos para conquistar as suas metas.

É importante que cries pequenos rituais, rotinas e regras que te mantenham focado no teu objectivo.

Por exemplo, aprender a desligar o telemóvel uma hora antes de dormir para que não tenhas a tentação de navegar nas redes sociais… e voltar ao hábito de te deitares depois da hora que estipulaste.

Mas mais importante do que criar os hábitos… é cumpri-los 😉

5) Má gestão de tempo

O tempo é um dos recursos mais precioso que temos disponíveis e quando é mal gerido, estamos a “roubar” tempo aos nossos objectivos.

Assim aprenderes a gerir bem o teu tempo vai ajudar-te a conquistares os teus objectivos mais rapidamente.

6) O Medo e Ansiedade

Estes dois sentimentos podem facilmente influenciar o sucesso ou fracasso dos teus objectivos.

Eles surgem com devido ao medo da perda, o que é normal. Mas também são sentimentos que te mostram que tens muito para ganhar.

O segredo é perceber que o medo e ansiedade existem, mas não deixar que te limitem a viver a tua vida lendária 😉

7) O grupo de influência

O teu grupo de influência são as pessoas com quem tu mais falas, segundo a Susana, são o conjunto de pessoas a quem recorres quando precisas de tomar uma decisão.

Mas é importante salientar que essas pessoas podem pertencer a duas classes distintas, as que te fazem avançar e as que te impedem de teres sucesso.

É importante que consigas destingir em que classe as pessoas do teu grupo de influência estão, e que dês mais atenção a aqueles que estão em sintonia contigo e com os teus objectivos.

8) Persistência

Foi com persistência que Thomas Edison descobriu a lâmpada eléctrica. Se conheces a história sabes que milhares das suas tentativas deram em erro.

No entanto, persistiu no seu objectivo de criar a primeira lâmpada eléctrica, o que resultou no sucesso de numa ideia que antes era considerada impossível.

Assim deves manter a tua atenção no sucesso do teu objectivo, tal como um atleta salta várias barreiras, mas mantém sempre o foco na meta, também nos objectivos devemos manter esse tipo de atenção.

9) Dar primeiro e receber depois

Este pode ser um aspecto que ainda não ponderaste, mas pensa comigo.

Se ficares à espera de receber para começar a dar, pode bem acontecer que nunca recebas.

É o que muitas vezes acontece com os objectivos que ficam pelo caminho… “Quando receber o aumento, vou começar a dar o litro” , “Não é da minha responsabilidade… quando for, eu tomo conta do caso”.

Negamos muitas vezes grandes oportunidades, porque ficamos à espera de receber sem nos dedicarmos primeiro.

A verdade é que se te dedicares a algo, mais cedo ou mais tarde vais receber aquilo que investiste.

Agora que conheces 9 dos aspectos mais comuns para o sucesso ou fracasso dos teus objectivos, deixa-nos um  comentário em baixo sobre qual vai ser o aspecto em que mais vais investir em 2017. 

Bom ano!

 

Comentários