A solução para crise? Eu tenho!

Faz Scroll

Escrito por Lívia Stabile.

A pratica da meditação é o antídoto mais eficaz para a crise mundial que estamos sofrendo. Nesse momento você deve estar com cara de confuso (a)! Tudo bem! Vamos às explicações! A crise que o planeta sofre hoje tem raiz fundamental no estresse crônico e na nossa desconexão com a natureza verdadeira do nosso ser!

Estamos todos vivendo uma vida artificial, com altos níveis de estresse e nos enxergando, nos sentindo e agindo de forma não verdadeira e imposta pela sociedade ou pela cultura! Quando o estresse se instala nós reagimos de forma irracional, tudo fica confuso e nos sentimos ameaçados constantemente.

Receita perfeita pra desordem em que vivemos! Então vamos juntos entender como podermos reverter essa situação e melhorar nossa qualidade de vida e, ainda como “bônus”, salvar o planeta?

Começando pelo estresse: ele é o causador de 80% das visitas à médicos e hospitais e gerador, até 2020, de depressão em mais de 20% da população mundial. Isso é muito! Isso é grave! Como ter uma vida com qualidade se estamos cronicamente doentes, sem energia, sem alegria?

A meditação regula nosso sistema nervoso central e diminui drasticamente nossos níveis de estresse. Tudo isso é cientificamente comprovado! Ela equilibra nossos sistemas internos, regula nossos hormônios, aumenta a imunidade e pode ajudar em muito a reverter doenças como alergias, pressão alta, diabetes, gastrite, prisão de ventre, obesidade, etc.

Além disso ela aumenta nossos hormônios da sexualidade, do rejuvenescimento e equilibra nossos neurotransmissores responsáveis pelo prazer e bem-estar. Por fim, na ausência do estresse não mais reagimos e sim respondemos de forma harmoniosa e criativa aos desafios diários.

O cenário da desconexão entre corpo, mente e espírito é clara e potencializa competição, violência e sofrimento. Dalai Lama, o líder oriental mais ativo reconhecido internacionalmente, diz que se ensinarmos todas as crianças do planeta a meditar, em apenas um ano conseguimos eliminar a guerra e a violência no mundo.

Como? A meditação ativa a área do nosso cérebro responsável pela nossa sabedoria e inteligência mais elevada: o córtex frontal! Ela permite com que usemos nossa racionalidade, compaixão e inteligência para nos relacionarmos com os outros e com nossas comunidades.

Ela nos lembra que a cooperação é nosso estado natural de vida, ou não teríamos evoluído até aqui (teríamos nos matado no meio do caminho da evolução sem criar todas as maravilhas que criamos. Assim conseguimos nos relacionar para o bem comum. Saímos da ilusão da competição e do ter pra verdade da cooperação e do ser juntos!

Finalmente (e de forma resumida, pois poderia escrever um livro sobre esse tema e os benefícios da meditação), a meditação nos torna mais consciente e isso é a chave pra transformação, é o graal da felicidade!

Com consciência da nossa verdade e do que realmente é importante na vida escolhemos viver mais harmonicamente entre nós e com a natureza. Relembramos nossa conexão maior, aquela que vem do espírito, do coração! E isso traz felicidade!

Esse não é um papo hippie queridos leitores! Pesquisas cientificas provam que meditadores são muito mais compassivos, tem performance mais alta no trabalho e nas atividades do dia-a-dia e tem níveis de felicidade bem maiores do que não meditadores!

Deixe a ciência te encantar e a meditação te transformar! Não custa nada! E continuar como estamos custará muito caro para todos nós!

Comentários