Yoga – Guia para iniciantes dos significados das palavras do yoga.

Faz Scroll

Quando comecei a praticar yoga descobri todo um novo mundo… principalmente linguístico!

A quantidade de termos era infindável e não entendia metade (nem um terço para ser sincera) do que os yogis diziam.

Era todo um novo mundo, e a verdade é que sentia que essas palavras eram termos muito importantes para entender e viver a filosofia do Yoga em plenitude.

Assim, e porque se iniciares o teu caminho do Yoga poderás sentir exactamente o que eu senti, juntei neste artigo um conjunto de termos e o seu significado.

Asanas:  Quando falamos em Yoga a primeira imagem que nos vem a mente é  de alguém numa posição muito estranha que desafia as leis da gravidade. Cada postura que vês no Yoga é um Asana, ou seja, Asana são as posturas (ou posições) que vês os yogis ou as yoginis a fazer. 

Chakras: Os primeiros Yogis falam-nos do sistema de energia humana. Para eles este sistema é composto por 7 centros de energia localizados ao longo da nossa coluna. Estes centros são chamados de Chakras. A sua ordem é Raiz, Sacral, Plexo Solar, Coração, Garganta, Terceiro Olho e a Coroa.

Mantra: A palavra Mantra significa em sânscrito instrumento para o pensamento [adequado] ( man = pensamento,  mente;  tra  = instrumento). Um Mantra é uma fórmula sonora que tem um significado, uma vibração, e tem como objectivo lembrar algo importante para o praticante.

Meditação: A meditação é o exercício utilizado para acalmar a mente. Neste, o Yogi observa os seus pensamentos e deixa-os fluir livremente, sem julgamento.

Namastê:  Namastê é um cumprimento utilizado na prática do Yoga. A sua tradução é: “O ser em mim, reconhece o ser em ti”.

Podes também já ter lido ou ouvido a saudação Namaskar, esta expressão é uma versão mais formal do Namastê que se usa quando nos referimos a uma pessoa importante ou ao nosso mestre Yogi.  

OM: Prenuncia-se “ahh-ohh-mmmmm”, é uma longa exalação pronunciada antes e depois de uma prática de yoga ou meditação. Este som simboliza a vibração do universo e tem um efeito terapêutico benéfico no corpo e na mente.

Prana: No oriente existem vários sistemas de energia vital. Já deves ter ouvido falar,por exemplo, do Chi da cultura chinesa. No Yoga a energia vital absorvida através de exercícios de respiração é chamado de Prana.

Pranayama: O Pranayama é o sistema de respiração do Yoga praticado no final de uma sessão ou nas práticas individuais. Basicamente Pranayama está ligado à forma como respiras.

Sânscrito: Linguagem antiga da Índia usada na escrita dos textos originais do Yoga.

Shanti: É outro termo muitas vezes ouvido de quem já pratica yoga. A sua tradução é “Paz”.

Sutras: Os Sutras são textos clássicos escritos em sânscrito. Eles abordam toda a temática da prática do Yoga e dos ensinamentos para a vida.

Vinyasa: É a transição entre posturas sem quebrar o ritmo de respiração, criando um movimento fluido.

Yogi ou Yogini: Um Yogi é alguém que prática Yoga, se for mulher usamos o termo Yogini.
 

Achaste este artigo importante? Convido-te a partilha-lo com outros iniciantes desta caminhada!

Comentários