Como Te Tornares Disciplinado Em 3 Passos

Faz Scroll

Disciplina é a ponte entre os objetivos e a realização.” – Jim Rohn

 

O João decidiu começar a ir ao ginásio. Queria mesmo perder uns quilos, sentir-se mais saudável e em forma.

Era o grande objetivo para aquele ano.

Durante o primeiro mês foi sempre 3 vezes por semana. Estava muito motivado, até conseguiu perder 3 Kg! Sentia-se bem, sentia-se saudável, sentia-se com melhor aspeto! Estava contente!

No segundo mês apenas foi 2 vezes por semana.

Andava mais cansado e algumas tarefas foram-se metendo no caminho. Sentia que não tinha tanta disponibilidade nem tanta vontade (era inverno, estava frio e tinha que se levantar muito cedo).

Os resultados não foram tão evidentes.

No terceiro mês o João foi apenas três vezes ao ginásio durante o mês todo. Sentia que não tinha tempo e os resultados tinham também deixado de aparecer. Estava desmotivado. ”Afinal isto de fazer exercício para estar em forma é tudo uma treta!”, pensava.

Era 2ª feira, a Ana tinha um projeto, importantíssimo para a promoção que tanto queria, para entregar até sexta.

Segunda feira achou que ainda tinha bastante tempo e que podia tranquilamente responder a todos os emails, tomar o seu café a meio da manhã, dar uns dedos de conversa com os colegas… Na terça feira era para ter começado o projeto, mas uma colega pediu-lhe ajuda, estava bastante atrapalhada com um relatório.

A Ana foi ajudar a colega e o que pensava que ía apenas  demorar uns minutos levou-lhe a manhã toda. Acabou por acumular os emails e as tarefas diárias e ainda tinha que começar o projeto.

Quarta feira a Ana tinha tanto para fazer que nem sabia por onde começar, tinha que entregar o projeto na sexta e já estava a meio da semana e nem sequer tinha começado. Sentia-se cansada e ainda tinha tantas tarefas diárias acumuladas.

Na quinta a Ana fez direta para conseguir entregar o projeto (assim durante o dia de sexta podia organizar as terefas que tinham ficado pendentes).

Na sexta a Ana estava cansada, esgotada. Sabia que o projeto tinha algumas falhas mas enfim… foi o que deu para fazer. A noite não era o seu horário mais produtivo, mas foi quando conseguiu “ter tempo” para se dedicar ao projeto.

 

“Espero que não reparem nas falhas. Tanto trabalho e nunca dá em nada, estou mesmo a ver… É sempre assim…” dizia a Ana para consigo.

 

Se  em algum momento te identificaste com o João ou com a Ana, talvez agora te apercebas que  a falta de consistência, de compromisso, de exigência com nós próprios, ou seja, que a falta de disciplina é geralmente um grande obstáculo ao cumprimento dos nossos objetivos.

A disciplina é um dos recursos mais importantes que podemos desenvolver. Não naquele sentido “militar” mas mais no sentido de consistência, é fundamental para te levar do sítio onde estás, para o sítio onde queres ir.

Tornarmo-nos disciplinados não é difícil é apenas exigente. e por isso quero mostrar-te como podes desenvolver esse recurso na tua vida em apenas 3 passos.

O primeiro passo é (re)conectares-te emocionalmente com o teu objetivo, o teu sonho, todos os dias da tua vida.
A falta de disciplina acontece muitas vezes por falta de motivação, que por sua vez acontece por falta de conexão emocional.

Tal como aconteceu como João, quando caminhamos rumo ao nosso objetivo até começamos disciplinados, mas ao longo do caminho vamos perdendo a motivação e a consistência porque deixamos de estar emocionalmente conectados com o nosso sonho. Esquecemo-nos do quão importante será para nós lá chegarmos, do que isso nos fará sentir.

Uma técnica que costumo utilizar com os meus coachees e que podes usar também é a visualização.
De manhã, quando acordas, fecha os olhos, visualiza o teu objetivo, dá algum tempo e deixa-te envolver emocionalmente com ele.

Dá um salto ao futuro e imagina como será o cumprimento desse sonho, o que te fará sentir, todo o retorno emocional que terás, como te será fantástico.

Abre o teu coração, permite-te sentir, conecta-te com esse sentimento, entusiasma-te com isso.

Às vezes estamos tão assoberbados com tudo o que se passa à nossa volta que deixamos de nos ligar áquilo que realmente é importante para nós.

O segundo passo é trabalhares o teu plano rumo ao teu sonho antes de qualquer outra coisa.

Foca-te e trabalha no teu objetivo antes de responderes ao resto do mundo.

Se quando te levanta de manhã tudo o que fazes é responder às necessidades de todos os que te rodeiam e deixas as tuas para segundo plano, dificilmente te vais conseguir manter focado nos teus objetivos e manteres a tua dispciplina.

Se estás constantemente a deixar que te interrompam, a responder a solicitações e a deixar que mais tarefas invadam o teu dia, vais acabar por te sentir assoberbado, cansado e sem motivação para continuar e lá se vai a disciplina. Prioriza os teus objetivos.

O terceiro passo é agendares as tuas tarefas.

Define um horário e blocos de tempo para efetuares as tuas tarefas e não deixes que mais nada interfira durante esse tempo.

Compromete-te só e apenas com as funções que definiste, sem distrações, de modo a conseguires fazê-las no tempo que alocaste para cada uma. Nada de emails, facebooks, telefones etc.

Como te disse inicialmente ter disciplina não é difícil, é apenas exigente.

Requer compromisso.

O que acontece na maioria das vezes é que deixamos o nosso dia ser gerido pelo acaso e o resultado disso é que chegamos ao dia cansados e sem nada feito. Sem aquela sensação de accomplishment.

Arranja um calendário e cria blocos de tempo. Verás como a tua produtividade aumenta.

No final de tudo isto é muito importante saberes celebrar cada conquista.

Uma coisa que contribui muito para a falta de motivação e disciplina é não sabermos celebrar as pequenas vitórias.

É muito triste quando lutamos tanto por algo e depois não sabemos como apreciar.
Aprende a festejar seja comprando um presente para ti, fazendo um jantar com os amigos, ou levando a família a viajar, whatever, celebra da forma que entenderes mas celebra.

 

Afinal toda as conquistas contam!

 

Disciplina não é sinónimo de ditadura, é sinonimo de compromisso centrado nos objetivos que queremos atingir, é sinónimo de exigência, é sinónimo de sonhos realizados, por isso segue em frente e diverte-te no processo 😉

Comentários